Recuperador de calor, um aquecimento útil


Recuperador de calor, um aquecimento útil 5.00/5 (100.00%) 1 vote

A complementaridade do recuperador de calor

recuperador de calorO painel solar térmico é um excelente exemplo de como o recuperador de calor pode se complementar com outros equipamentos de aquecimento. Os painéis solares funcionam bem de dia e também no Verão para aquecer as águas sanitárias. Já o recuperador de calor funciona normalmente no inverno e de noite para aquecer toda a sua casa, servindo de auxílio aos painéis solares no aquecimento das águas sanitárias quando o sol teima em esconder-se atrás das nuvens. Este equipamento também é complementar com a caldeira de aquecimento central a gasóleo. Neste caso, quando chegar a casa e acender o seu recuperador de calor, um termostato vai desligar de forma automática a sua caldeira de gasóleo, o que lhe trará uma poupança elevada de combustível durante as horas de maior consumo. Ou seja, trata-se, ao mesmo tempo, de uma solução económica e “amiga do ambiente”. Esta interligação com a caldeira é semelhante à complementaridade com o gás ou outras formas de aquecimento. Os óptimos resultados também são idênticos: há uma maior poupança de energia, um melhor ambiente na sua casa e menos danos ambientais, visto que o recuperador de calor é um equipamento que não utiliza dióxido de carbono.

Atenção às regras para utilizar um recuperador de calor

As vantagens de ter um recuperador de calor são várias, mas também se deve ter em conta muitas regras enquanto se utiliza este equipamento. Só assim se pode garantir a boa e segura utilização do recuperador de calor e o prolongamento da vida útil do aquecimento. Sabia, por exemplo, que nas duas primeiras vezes que acender o recuperador, liberta-se um cheiro e névoa intensos, visto que o equipamento é novo? Ou que se deve acender sempre o equipamento com lenha pequena e de fácil combustão (de preferência, pinho seco)? Além disso, é aconselhável abrir lentamente a porta do recuperador para evitar que o fumo se espalhe pela sala e colocar a lenha no recuperador de forma a que esta nunca rebole contra o vidro. Estes cuidados técnicos também são importantes noutros equipamentos. Por exemplo, enquanto selecciona online um ar condicionado saiba que deve escolher correctamente a capacidade deste equipamento, visto que se, por exemplo, o ar condicionado tiver uma capacidade abaixo da necessária, aumenta-se o consumo de energia.

Saiba mais sobre recuperador de calor em www.pedradecoracao.pt

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>